Existe alguma maneira de modificar as configurações de SEO para certos tópicos? Por exemplo, às vezes o conteúdo do fórum cria o que é conhecido como “conteúdo raso” (pouco conteúdo em uma página). O Google penaliza sites com muito conteúdo raso, e é recomendado definir “noindex” para esses tipos de páginas. É possível marcar certos tópicos como “noindex”? Além disso, existe uma maneira de modificar a meta tag de descrição tópicamente? Isso parece ser gerado automaticamente e nem sempre é feito de forma eficaz para promover um melhor CTR na busca (o Google melhora os rankings com base no CTR em relação ao volume de busca). Obrigado.
Não para tópicos, mas se forem categorias, você pode fazer com que essas categorias exijam TL0 e o Google não possa vê-las.
Você pode tornar esses tópicos Não listados; isso os removerá dos mecanismos de busca. No entanto, isso também os torna (quase) invisíveis para os usuários, pois será necessário encontrar um link explícito em outro lugar para acessar esse tópico.
Sinceramente, se os tópicos são curtos e inúteis… basta excluí-los. Problema resolvido ![]()
Criamos muitos tópicos com instruções em vídeo para os clientes em nosso fórum. Por isso, queremos que os usuários consigam encontrar esses vídeos com facilidade. Se os tornarmos não listados, os clientes não conseguirão encontrá-los, pois eles não aparecerão nas categorias ou tags. Ao mesmo tempo, no entanto, páginas de vídeo com pouco conteúdo são consideradas conteúdo raso pelo Google (especialmente quando hospedamos esses vídeos no YouTube), e queremos aplicar a tag “noindex” a esses tópicos. Então, estou correto ao afirmar que atualmente não há como manter os tópicos no site e, ao mesmo tempo, aplicá-los a tag “noindex” ao Google? Se for esse o caso, seria ótimo ter um recurso simples como esse. Venho do mundo do WordPress, e a maneira como eles fazem isso é simplesmente ter um recurso de SEO em uma postagem, onde você pode aplicar a tag “noindex” a essa postagem, mas isso não significa que ela não possa ser encontrada em nenhum lugar do site. É apenas uma configuração de meta tag de SEO.
Você pode criar ou encomendar um plugin para fazer isso, ou disponibilizar esses vídeos em categorias apenas para quem estiver logado.
Se você está preocupado por não ter conteúdo suficiente, pode transcrever os vídeos e adicioná-los abaixo do embed do vídeo no tópico.
Na verdade, estamos analisando o código para ver como modificar algumas das meta tags por meio de um plugin, já que elas não são ideais para SEO. Poderia me confirmar se estou correto ao assumir que devemos usar um plugin para modificar o template ‘app/views/layouts/application.html.erb’?
O arquivo robots.txt agora é editável para administradores, para que você possa inserir os URLs nele.
Basta acessar:
https://YOURSITENAME/admin/customize/robots
Então, insira os URLs lá, se desejar.
Qual versão do Discourse é essa? Não temos isso. Estamos na versão 2.3.2 do Discourse e não está disponível. Essa URL retorna um erro 404.
Esta é uma funcionalidade que foi adicionada após o último lançamento estável. Ela estará disponível quando a versão 2.4 estável for lançada ou se você alternar para tests-passed.
Infelizmente, a partir de 1º de setembro de 2019, o Google não suporta mais “noindex” no robots.txt:
https://webmasters.googleblog.com/2019/07/a-note-on-unsupported-rules-in-robotstxt.html
Portanto, precisamos de outra maneira de sinalizar ao Google que certas postagens não devem aparecer nos resultados da Pesquisa Google.
Postagens “não listadas” aparecerão na pesquisa interna?
Provavelmente não.
=> Talvez devesse ser adicionada uma funcionalidade (do núcleo) para que qualquer postagem marcada como “noindex” inclua meta tags noindex? (mas ainda apareça na pesquisa interna e seja listada normalmente)
Alguma outra ideia?
Obrigado,
Sven
Começamos a investigar isso e, se não me engano, não há métodos de API nem widgets existentes que possam ser usados para modificar as meta tags. Portanto, acredito que seria necessário um plugin para substituir a forma como as meta tags existentes são geradas. No entanto, outra solução que considerei seria usar JavaScript para injetar uma meta tag noindex no cabeçalho. Se for esse o caso, seria trivial criar um componente de tema com um widget para fazer isso, permitindo a injeção tópico a tópico. Só não tenho certeza se usar JavaScript para isso é uma boa ideia, pois não sei como o Google trata a geração dinâmica de meta tags. Eles indexariam a página inteira e só então veriam a tag noindex, tornando-a ineficaz? Fiz uma leitura rápida sobre o assunto e, honestamente, não tenho certeza se injetar a tag via JavaScript é o caminho correto. Gostaria de saber a opinião de desenvolvedores mais experientes, pois, honestamente, sou iniciante no Discourse.